terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

A Paisagem e a Natureza como Suportes

A NATUREZA COMO SUPORTE

No início do semestre, os alunos assistiram ao vídeo Rivers and Tides (Rios e Marés) sobre a obra de Andy Goldsworthy, artista inglês que se envolve intimamente com os recursos da natureza na construção de suas obras.
Nas aulas seguintes, conceitos como Land Art, obra efêmera e registro de obra foram discutidos:

Land Art:
Também conhecida como Earth Art ou Earthwork, é uma intervenção artística sobre a natureza e na natureza.
Na Land Art, a natureza é o meio e o lugar em que se dá a experimentação artística. É a natureza o verdadeiro agente da obra de arte, pois, com o tempo (erosão, chuva, estações), ela acaba por modificar o caráter primeiro da proposta de trabalho.
É um tipo de arte que, por suas características, não é possível expor em museus ou galerias, a não ser por meio do seu registro (fotografias, vídeos, desenhos, etc...).
A Land Art surgiu em finais da década de 1960, em parte como conseqüência de uma insatisfação crescente em face da deliberada monotonia cultural pelas formas simples do minimalismo, em parte como expressão de um desencanto relativo à sofisticada tecnologia da cultura industrial, bem como ao aumento do interesse às questões ligadas à ecologia. O conceito estabeleceu-se numa exposição organizada na Dwan Gallery, Nova York, em 1968, e na exposição Earth Art, promovida pela Universidade de Cornell, em 1969.


Para experimentar e viver o mesmo processo, os alunos foram orientados a criar suas obras, coletando e reorganizando elementos da natureza e registrando suas obras através da fotografia.



Profa. Ana Helena Grimaldi

Andy Goldsworthy – Rivers and Tides


Conteúdos:
Andy Goldsworthy – vídeo Rivers and Tides

Objetivos:
Discutir os conceitos:
Arte e Natureza: Sustentabilidade
Land Art e Site Specific
Obra efêmera
Registro de obra

Prática:
Exibição do filme Rivers and Tides
Discussão sobre os conteúdos apresentados
Elaboração individual de desenho/projeto de uma obra feita com elementos da natureza.
Esta obra deverá ser realizada como tarefa de casa, registrada por meio de fotografia e enviada para o email de Artes Visuais.

Repertório:
Andy Goldsworth – Rivers and Tides – Working with Time



Materiais:
Folha Canson A4
Lápis Grafite
Lápis de Cor


Nenhum comentário:

Postar um comentário