segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

A Árvore – Uma Metáfora


Trabalhos realizados pelos alunos de Artes Visuais dos 8º.s e 9º.s anos do
Ciclo IV do Ensino Fundamental II


“Uma árvore é uma obra de arte quando recriada em si mesma como conceito para ser metáfora” Alberto Carneiro


Em todas as culturas a árvore é um símbolo de força, regeneração e resistência.

Se pensarmos em nossas competências, podemos associar a árvore aos seus três indicadores essenciais: atitudes, conhecimentos e habilidades.

A copa representa as habilidades despertadas e desenvolvidas em um trabalho, o tronco os diversos conhecimentos e informações acumulados e a raiz o conjunto de atitudes e comportamentos que precisam ser mobilizados para por em prática uma competência.

Os alunos de Artes Visuais refletiram sobre a metáfora da árvore e realizaram esses trabalhos aqui expostos em 3 momentos diferentes:

Discutiram a diferença entre o olhar atento e a visão automática e logo em seguida, observaram e registraram as árvores do jardim da Escola.

Criaram novas árvores, tomando como partida, papéis previamente cortados em formatos diferentes e inusitados, desenhando árvores imaginárias neste novo espaço.

Refletiram sobre as metáforas da árvore, seus símbolos, suas partes (coletivas e individuais), possibilidades de novas significações para elas e em seguida, produziram uma “Árvore de Árvores” em grupos, contemplando os trabalhos de todos.

Assim como na árvore, as atitudes são resultado da história de cada pessoa: se for bem cuidada e cultivada em sua trajetória de vida, trará raízes fortes que sustentarão o tronco, favorecerão a formação de copas produtivas e a coleta de bons frutos.


Prof. Ana Helena Grimaldi
Março de 2009


Nenhum comentário:

Postar um comentário