segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Apropri AÇÃO



Apropri AÇÃO *

Trabalhos realizados pelos alunos de Artes Visuais dos 8º.s e 9º.s anos do
Ciclo IV do Ensino Fundamental II


* O termo apropriação designa o ato ou efeito de tomar para si, apoderar-se integralmente ou de partes de uma obra, para construir uma outra obra. É fazer com que uma obra, anterior, seja citada dentro de uma nova obra. Se seguirmos esse raciocínio, a apropriação já existe na arte há séculos, embora o uso do termo seja recente. No entanto, o uso do termo está relacionado ao momento histórico posterior às rupturas modernistas, quando a arte não buscou mais o novo e não se ocupou mais em negar o passado, mas vislumbrou a possibilidade de transitar pelo passado e presente de forma mais solta.
O termo apropriação é usado desde a década de 80 para referir-se à reprodução, por um artista, do trabalho de um outro artista. Mas, também (e principalmente) denota a transposição de um objeto do contexto não artístico para um contexto artístico.

Dentro do Programa de Artes Visuais discutimos o conceito de apropriação e sua prática na Arte.
Os alunos receberam uma imagem (folder da Escola de Arte Arquitec, com imagens de trabalhos da artista plástica Vera Ferro) e fizeram interferências neste suporte criando uma nova imagem.
Alguns se apropriaram de partes destas imagens, integrando-as e incorporando-as a uma nova composição.
Outros, ignoraram-na completamente, cobrindo todo o suporte com uma nova pintura.
Todos utilizaram as mesmas imagens e tinta acrílica.
E o resultado traduz o olhar, a apropriação e a criação de cada um.


Prof. Ana Helena Grimaldi
Junho de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário