segunda-feira, 3 de maio de 2010

O PONTO NA ARTE - 6ªA

Artes Visuais - Magaly Farias – 05/2010
Atividade realizada com os 6ºs anos no lab. de informática


Ao pressionarmos a ponta do lápis sobre uma folha de papel ou do giz contra um quadro negro, obtemos pontos de diferentes tamanhos, conforme a espessura do lápis e do giz. Esses pontos são chamados pontos gráficos.
O ponto gráfico é o elemento mais simples das expressões gráficas e serve para caracterizar volume, podendo ter formas, dimensões, posições e cores diversas.
O ponto na arte recebe o nome de pontilhismo. É uma técnica saída do movimento impressionista, em que pequenas manchas ou pontos de cor provocam, pela justaposição, uma mistura óptica nos olhos do observador. Com eles definimos sombras, luz, escala de tons, profundidade e etc.
O pós-impressionismo ou pontilhismo indica a corrente de pintores franceses do final do século XIX.
A partir das observações das obras do criador do pontilhismo Georges Seurat, os alunos realizaram um trabalho em que os elementos visuais: ponto e linha tivessem características artísticas sobre um plano. Esses trabalhos foram fotografados e retrabalhados no laboratório de informática através do pixel (o menor ponto que forma a imagem digital, sendo que o conjunto de milhares de pixels forma a imagem inteira). No computador essas imagens foram pixelizadas com muita criatividade, entusiasmo e carregadas de surpresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário