ARTE POSTAL
Exposição dos alunos de Artes Visuais - 7os anos
Professoras responsáveis: Ana Helena Grimaldi e Magaly Farias
Coordenação do Núcleo de Artes: Tina Gonçalez
Coordenação de Curso: Maria José de Oliveira Ferraz e Marcos Roberto Marcio
A comemoração do 35º aniversário da Escola Comunitária de Campinas é um momento de festa para todos nós.
Ampliando esse momento especial e conectando-o com outra importante comemoração - a 30ª edição da Bienal de Arte de São Paulo, utilizamos como mote criativo uma das perguntas disparadoras do educativo da Bienal:
“O que acontece cada vez que você festeja?”
Os alunos dos sétimos anos de Artes Visuais, motivados por essa questão, foram incentivados a criar postais, expressando, de forma plástica, o que eles sentem quando festejam: o que os move, o que os motiva, o que os emociona e como.
A Arte Postal é uma tendência artística originada e formalmente estabelecida entre os anos 60 e 70 do século XX, que consiste em trocar mensagens artísticas e criativas.
Ela se caracteriza por ser um meio de criação livre, no qual envelopes, postais, selos e carimbos são alguns dos suportes utilizados para a expressão da sensibilidade e da criatividade.
Artistas, pintores, desenhistas, ilustradores, fotógrafos, arquitetos, poetas, escritores, estudantes e pessoas de todas as idades, podem participar de projetos de Arte Postal de todo o mundo, utilizando, principalmente, técnicas como desenho, colagem, fotografia, escrita ou pintura.
Os alunos conheceram e vivenciaram essa prática de várias maneiras: trocando trabalhos de arte entre si, reaproveitando e ressignificando envelopes, entendendo as convocatórias e suas regras de participação, conhecendo a poética de vários artistas que trabalharam com Arte Postal, como o artista brasileiro Paulo Bruscky (PE, 1949) e tomando contato com os princípios do movimento surrealista.
Convidamos todos - alunos, pais e funcionários - para prestigiar o resultado deste trabalho, exposto na “Parede Vermelha” do Ensino Fundamental 2.
Como é bom festejar, comemorar, celebrando a memória e conhecendo o universo e o repertório de nossos jovens!
E com você?
O que acontece cada vez que você festeja?