quarta-feira, 8 de setembro de 2010

SCANOGRAFIA OU FOTOGRAFIA COM SCANNER


A scanografia nasceu no final dos anos 60 - é descendente da xérox art - e é uma forma de captar a imagem com o auxílio de um scanner comum. No momento da captura de imagem é possível movimentar a pessoa ou objeto que se está scanografando.

No primeiro semestre visitamos a exposição de Andy Warholl na pinacoteca e estudamos seu contexto de produção, sua obsessão pela própria imagem e o movimento da pop art. Desta forma, a proposta de trabalho era produzir um auto-retrato com a técnica da scanografia e inspirado na pop art.

A presente exposição integra o
FESTIVAL HERCULES FLORENCE

A DESCOBERTA DA FOTOGRAFIA NO BRASIL
HÉRCULES FLORENCE


Antoine Hércules Romuald Florence, originário de Nice, chegou ao Brasil em 1824, e aqui viveu por quase 50 anos. Radicou-se na Vila de São Carlos, que depois passou a se chamar Campinas, e morreu em 27 de março de 1879.
Integrou como segundo desenhista uma expedição científica organizada pelo Barão Georg Heirich von Langsdorff - cônsul geral da Rússia no Brasil – durante os anos de 1825 a 1829. Em 1830, ao final da expedição, voltou a Campinas e casou-se com Maria Angélica Álvares Machado e Vasconcelos.
Ainda no ano de 1830, desenvolveu o processo que batizou de Polygraphie para suprir a necessidade de uma oficina impressora. Hércules Florence continuou instigado pelas possibilidades de reprodução gráfica e, graças ao fato e as pesquisas sobre a possibilidade de reprodução pela luz solar, descobriu, em 1832, um processo fotográfico que chamou de Photographie. É importante ressaltar que as pesquisas de Florence foram realizadas em totalmente isolamento e sem conhecimento dos processos desenvolvidos por seus contemporâneos na Europa.

Alguns trabalhos dos alunos realizados no Lab. de Informática